Madri, Espanha -Um avião militar caiu nesta quinta-feira (12) na Espanha, matando seu piloto, após ter participado do desfile do feriado nacional em Madri, declarou o ministério da Defesa.
O aparelho caiu durante manobras de aproximação, no momento da aterrissagem na base aérea de Los Llanos, nos arredores da cidade de Albacete, 300 km ao sudoeste da capital.
"Descanse em paz, companheiro. Obrigado por ter ajudado a celebrar este dia em que você deu sua vida. Nunca o esqueceremos", escreveu o Estado-Maior em sua conta no Twitter.
A imprensa espanhola afirmou que o avião era um Eurofighter, uma aeronave de combate desenvolvida pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.
Duas aeronaves deste tipo caíram na Espanha em 2010 e 2014. Nas duas vezes, um dos ocupantes morreu no acidente.
A Espanha comemora nesta quinta-feira seu feriado nacional, símbolo da unidade do país, ameaçada pela crise entre Catalunha e Madri.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o rei Felipe VI, participaram do tradicional desfile militar nas ruas de Madri para comemorar a descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492.
Mas o clima não é de festa na Espanha, confrontado com a sua mais séria crise política desde o retorno da democracia em 1977, quarenta anos atrás, com a vontade dos separatistas na Catalunha de forçar o divórcio .