Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa Francisco terá encontro com vítimas de conflito na Colômbia

Uma grande oração pela paz será realizada na cidade de Villavicencio, a capital de uma região que foi cenário de violentos choques em um conflito que durou mais de meio século


Nesse sentido, pediu para "curar as feridas e construir pontes" após o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que Santos conseguiu levar adiante, apesar de uma férrea oposição de alguns setores da sociedade.

Tanto as Farc quanto o Exército de Libertação Nacional (ELN) se apoiaram na Igreja católica para negociar a paz. O segundo grupo, comandado até os anos 1990 por um sacerdote espanhol, acertou seu primeiro cessar-fogo bilateral em meio século de levante às vésperas da visita de Francisco, que retornará no domingo a Roma.

Mais cedo, na quinta, Francisco também manteve um encontro emocionante com os jovens. "Atrevam-se a sonhar grande", pediu Francisco a eles, apelando também para sua capacidade de perdoar em um país dividido por décadas de conflito armado.

O pontífice mostrou-se mais enérgico, no entanto, em sua reunião com os bispos colombianos, aos quais lembrou que não "são políticos" e devem dar o primeiro passo "rumo a paz definitiva", ante algumas vozes críticas que surgiram no clero contra a paz com as Farc.