Jornal Correio Braziliense

Mundo

Secretário-geral da ONU pede o fim do bloqueio da Faixa de Gaza

A equipe de Guterres confirmou que ele tinha em mente os bloqueios impostos por Israel e Egito ao território, situado entre os dois países e o Mediterrâneo

Jabalia, Territórios palestinos - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, exigiu nesta quarta-feira (30/8) o fim do bloqueio israelense e egípcio imposto na Faixa de Gaza, vítima de "uma das crises humanitárias mais dramáticas" que ele já conheceu.

"Estou profundamente comovido por estar hoje em Gaza e ser, infelizmente, testemunha de uma das crises humanitárias mais dramáticas que já vi em muitos anos de trabalho humanitário nas Nações Unidas", declarou Guterres em sua primeira visita ao território palestino desde que assumiu o cargo, em janeiro.

"É importante abrir as barreiras" de acordo com a resolução 1860 adotada em 2009 pelo Conselho de Segurança da ONU em pleno confronto armado entre o movimento islamita Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, e Israel, afirmou Guterres.

A equipe de Guterres confirmou que ele tinha em mente os bloqueios impostos por Israel e Egito ao território, situado entre os dois países e o Mediterrâneo. Guterres também pediu à comunidade internacional um reforço ao apoio humanitário na Faixa de Gaza.