Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã rejeita inspeções em suas instalações militares

"Não aceitaremos nada dos americanos que esteja fora do acordo, especialmente visitas a nossas instalações militares", acrescentou

Teerã, Irã - O Irã insistiu nesta terça-feira (29/8) que não tem intenção de autorizar inspeções em suas instalações militares, considerando que este tipo de visita não está previsto no acordo sobre seu programa nuclear com as grandes potências.

"O que foi mencionado sobre inspeções de nossos sítios militares, que são classificados como segredo de defesa, constitui a expressão do sonho de alguns", declarou nesta terça-feira o porta-voz do governo iraniano, Bagher Nobajt.

"Não aceitaremos nada dos americanos que esteja fora do acordo, especialmente visitas a nossas instalações militares", acrescentou.

Esta foi a reação do governo quanto a informações da imprensa segundo as quais a representante dos Estados Unidos ante a ONU, Nikki Haley, mencionou junto ao chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, a possibilidade de ter acesso às instalações militares americanas dentro do processo do processo de verificação previsto pelo acordo nuclear.

Alcançado em julho de 2015 entre Teerã e as grandes potências, este acordo prevê que o Irã limite seu programa nuclear a usos civis em troca de uma suspensão progressiva das sanções internacionais que lhe foram impostas.