Pequim, China - O governo chinês defendeu nesta quarta-feira (2/8) a exploração de gás natural em jazidas do Mar da China Oriental após um protesto do Japão, que reivindica a soberania sobre as águas ricas em hidrocarbonetos.
"As operações chinesas nas jazidas gás e petróleo no Mar da China Oriental estão, sem discussão possível, nas zonas marítimas sob soberania chinesa", afirmou à AFP o ministério chinês das Relações Exteriores. "O suposto problema de uma ;exploração unilateral; da China não existe", completou o ministério.
Chineses e japoneses disputam ilhas no Mar da China Oriental controladas pelos japoneses - que as chamam de Senkaku -, mas reivindicadas pelos chineses com o nome de Diaoyu.
Em 2008, Pequim e Tóquio concordaram em cooperar na exploração das jazidas de petróleo e gás, mas as negociações foram suspensas dois anos depois. Na terça-feira, o governo japonês lamentou "o posicionamento de navios de perfuração" chineses perto da área que separa as Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE) dos dois países.