Teerã - Um incidente foi registrado entre navios americanos e barcos iranianos no Golfo, após outro caso similar na terça-feira (1;/8), anunciou a Guarda Revolucionária do Irã em um comunicado.
De acordo com o texto, o incidente aconteceu na sexta-feira à tarde e envolveu o porta-aviões americano "Nimitz" e os navios que o acompanhavam, de um lado, e fragatas iranianas equipadas com mísseis, do outro.
"Às 16h locais (8h30 de Brasília) de sexta-feira, o porta-aviões ;Nimitz; e os navios americanos que o acompanhavam, e que estavam sendo vigiados por fragatas iranianas equipadas com mísseis na zona próxima ao campo petroleiro Ressalat (na região central do Golfo), fizeram decolar um helicóptero para aproximar-se dos barcos da Guarda Revolucionária", afirma o comunicado.
O texto denuncia a atitude "de provocação e não profissional dos americanos", que lançaram advertências em direção às fragatas iranianas.
As fragatas iranianas "prosseguiram, no entanto, com sua missão, enquanto o porta-aviões americano e os navios que o acompanhavam abandonaram a região", completa o comunicado.
Na terça-feira, um navio de patrulha da Marinha americana fez disparos de advertência contra um navio da Guarda Revolucionária iraniana que se aproximara a menos de 140 metros, indicou uma fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Nos últimos meses foram registrados vários incidentes entre embarcações americanas e navios iranianos no Golfo.
Em janeiro, o destróier americano "USS Mahan" fez um disparo de advertência após a aproximação de um navio da Guarda Revolucionária iraniana.
As relações entre Estados Unidos e Irã se tornaram mais tensas desde a posse do presidente Donald Trump. Na terça-feira, o Congresso americano aprovou novas sanções contra Teerã.