[VIDEO1]
Uma brigada policial, formada exclusivamente por mulheres, realiza uma patrulha nas ruas de Jaipur, capital e maior cidade do estado do Rajastão, na Índia. As policiais fazem parte de uma unidade de proteção à população em geral, mas com foco principal na segurança das mulheres, num país onde é constante a violência de gênero e abusos sexuais.
[SAIBAMAIS]Pontos de ônibus, colégios e parques são os lugares mais vigiados pelas policiais, onde mulheres tendem a ficar mais vulneráveis. ;Tivemos treinamento durante três meses. Nos ensinaram a pilotar scooters assim como golpes de karatê e defesa pessoal. Nossa própria segurança deve ser prioridade;, explica a policial Saroj Chodhuary.
Violência de gênero
A cada ano são registrados ao menos 40 mil casos de estupros na Índia, apesar de haver indícios de que esta estimativa seja muito maior. Geralmente, as vítimas preferem não denunciar a agressão sexual por medo de que as pessoas não acreditem nelas ou que sejam julgadas força policial masculina, que é predominante no país.
Efeito preventivo
A policial encarregada pela unidade, Kamal Shekawat, afirma que a equipe está fazendo um trabalho muito bom, e que teve um efeito preventivo. ;Nos lugares onde estas equipes patrulharam, os assédios nas ruas pararam completamente;, concluiu.
O plano é criar mais unidades femininas em outras cidades da Índia, como uma tentativa de aumentar o combate à violência contra as mulheres no país.
*Com informações da Agência France-Presse