Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos fizeram teste com sucesso de escudo antimísseis

"Um sistema de armamento THAAD (no Complexo do Porto Espacial do Pacífico), em Kodiak, no Alasca, detectou, acompanhou e interceptou o alvo", disse a Agência de Defesa de Mísseis dos Estados Unidos

Os militares americanos fizeram um bem-sucedido teste de seu sistema de interceptação de mísseis, o THAAD - anunciaram as autoridades nesta terça-feira (11/7), em meio à escalada de tensões com a Coreia do Norte, após o lançamento de um míssil balístico intercontinental.

O teste do sistema antimísseis Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) teve como alvo um míssil balístico lançado de um avião C-17 da Força Aérea sobre o oceano Pacífico, ao norte do Havaí.

"Um sistema de armamento THAAD (no Complexo do Porto Espacial do Pacífico), em Kodiak, no Alasca, detectou, acompanhou e interceptou o alvo", disse a Agência de Defesa de Mísseis dos Estados Unidos, em um comunicado.


O THAAD é um sistema projetado para interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance, na fase final do voo. Não é designado, porém, para conter mísseis balísticos intercontinentais, tarefa realizada por outro sistema americano instalado em terra.

Embora esses exercícios sejam planejados com meses de antecedência, esse treino aconteceu depois que a Coreia do Norte testou, pela primeira vez, um míssil balístico intercontinental capaz de alcançar partes dos Estados Unidos, incluindo o Alasca.

De acordo com a Agência de Defesa de Mísseis, 14 testes do sistema THAAD foram realizados, todos bem-sucedidos. O sistema THAAD também está instalado na ilha de Guam.