Uma série de explosões de carros-bomba mataram pelo menos oito pessoas e feriram mais uma dúzia em Damasco, capital da Síria, neste domingo. Um deles foi detonado por um terrorista suicida que explodiu depois de ter sido cercado por forças de segurança, informou a mídia estatal. Ele disse que as forças de segurança interceptaram os outros dois carros-bomba, sugerindo que eram explosões controladas.
As filmagens feitas pela TV estatal da cena de uma explosão, ao longo da estrada para o aeroporto, mostraram pelo menos dois veículos queimados. A rua fechada estava cheia de escombros, enquanto os homens de segurança vagavam pela área. O registro da Praça Tahreer, no centro de Damasco, mostrou a fachada de um edifício gravemente danificado e os veículos destruídos estacionados na pequena rotatória.
[SAIBAMAIS]A TV estatal disse que as forças de segurança detectaram dois carros-bomba em uma entrada da cidade e frustraram um plano para atingir as áreas mais movimentadas da cidade, no primeiro dia de trabalho após o longo feriado muçulmano que segue o Ramadã. A agência estatal de notícias SAN;A disse que as forças de segurança detonaram dois carros-bomba no cruzamento da estrada do aeroporto.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos do Reino Unido, um grupo de monitoramento da oposição, também relatou as três explosões. O número de mortos, segundo o Observatório, chega a 12, incluindo o suicida. Tais ataques são relativamente raros em Damasco, a sede do governo Bashar al-Assad. As forças pró-governo têm lutado para expulsar rebeldes de Ain Terma, uma de suas últimas fortalezas nos subúrbios a leste da cidade.