Jornal Correio Braziliense

Mundo

Após discordar de reformas, cardeal Gerhard Mueller é substituído pelo papa

Ele questionou a intenção do papa de adotar postura mais benevolente em relação aos pecadores

O papa Francisco substituiu o responsável pela doutrina da Igreja Católica, o cardeal Gerhard Mueller, uma das figuras mais poderosas do Vaticano, pelo arcebispo espanhol Luis Francisco Ladaria - anunciou a Santa Sé neste sábado (1;). O conservador cardeal alemão, de 69, havia discordado das reformas desejadas pelo papa.

Durante cinco anos, Mueller dirigiu o poderoso departamento responsável pela doutrina da Igreja, a Congregação para a Doutrina da Fé. Ele foi um dos cardeais que questionaram a intenção do papa Francisco de adotar uma postura mais benevolente em relação às pessoas tradicionalmente consideradas "pecadoras" pela Igreja. Entre elas, estão os divorciados que, ao se casarem pela segunda vez, ainda gostariam de comungar.

[SAIBAMAIS]Gerhard Mueller também esteve envolvido na polêmica sobre os abusos sexuais cometidos por padres católicos, depois que seu departamento foi acusado de obstruir os esforços de Francisco por mais transparência no tema.

O Vaticano revelou que o mandato de cinco anos de Mueller não será renovado. Em seu lugar, assume o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer, de 73 anos.