Quatro crianças e quatro policiais morreram na explosão de um artefato no leste do Quênia, nesta terça-feira (27/6), acionado na passagem do veículo em que estavam - informou uma fonte policial. A deflagração aconteceu na estrada entre Mararani e Kiunga, no condado de Lamu, a poucos quilômetros da fronteira somali.
As crianças faziam parte de um grupo que tinha voltado para casa, em Mararani, para celebrar o Aid El-Fitr, o fim do mês do jejum muçulmano do Ramadã. Nesta terça-feira, retornavam para Kiunga, onde estudam, sob a guarda dos policiais.
"O ataque aconteceu quando o veículo da polícia passou por um artefato explosivo artesanal", indicou um agente da Polícia, acrescentando que "várias outras pessoas foram hospitalizadas".
Nenhuma organização assumiu a autoria do ataque até o momento, mas o leste do Quênia é palco de uma onda de atentados reivindicados, em sua maioria, pelos shebabs, grupo ligado à rede Al-Qaeda. No total, ao menos 20 policiais e 15 civis morreram em ataques similares nas últimas semanas.