México, México - O governo mexicano protestou nesta segunda-feira contra a adoção no Texas de uma lei que proíbe as "cidades-santuário" neste estado do sul dos Estados Unidos, e que permite às autoridades pedir a qualquer detido seu status migratório.
"A Secretaria de Relações Externas lamenta a promulgação da lei SB4 por seus efeitos negativos sobre a comunidade mexicana e de origem mexicana que vive ou visita o estado do Texas", destacou o ministério em um comunicado.
O governador texano, Greg Abbott, sancionou no domingo a medida, que entrará em vigor a partir de 1; de setembro e prevê sanções contra os agentes que se neguem a cooperar com as autoridades federais.
"Os texanos esperam que o estado garanta a sua segurança e é isto que estamos fazendo", declarou Abbott.
O governo mexicano alertou que "este tipo de medida criminaliza ainda mais o fenômeno migratório, fomenta atos de discriminação racial e reduz a colaboração da comunidade imigrante com as autoridades locais".
Os mexicanos ou cidadãos de origem mexicana representam quase 40% dos cerca de 28 milhões de habitantes do Texas.
A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês) criticou Abbott por dar à polícia "uma licença para discriminar".