[VIDEO3]
Um forte terremoto atingiu a região central do Chile nesta segunda-feira (24/4). Segundo informações do jornal chileno La Nación, o tremor ocorreu por volta das 18h30 (horário local e também de Brasília) com epicentro situado 25km a oeste da cidade de Valparaíso, segundo o Bureau Nacional de Emergências (Onemi).
As autoridades descartaram a evacuação preventiva da região, segundo a conta oficial do twitter do Onemi, órgão de Emergências chileno.
De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile, o terremoto atingiu 6,9 graus na escala de magnitude, com o hipocentro a 11 quilômetros de profundidade e o epicentro a 25km a oeste da cidade de Valparaiso.
[VIDEO1]
O serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS) afirma que o terremoto atingiu 7,1 graus, índice maior do que o indicado pelo Centro Nacional Chileno.
Ainda segundo o Onemi, "não há registro de vítimas, danos ou alteração nos serviços básicos ou de infraestrutura decorrente do tremor". Também não foi emitido um alerta de tsunami.
O terremoto balançou os prédios mais altos de Santiago do Chile, gerando momentos de pânico, e o metrô da capital foi paralisado brevemente, mas o tráfego de veículos não sofreu qualquer alteração.
A presidente Michelle Bachelet postou uma mensagem no Twitter pedindo à "população que siga as orientações das equipes de emergência" e garantiu que "o governo está atuando".
Memória
No sábado (22/4), outro tremor de magnitude 6,0 atingiu quatro áreas da região central do Chile. O tremor foi sentido às 23h36 (horário em Brasília) e seu epicentro foi localizado a 48km a oeste de Valparaiso. O hipocentro aconteceu a 22,9 km de profundidade.
[VIDEO2]
[SAIBAMAIS] Cerca de meia hora após o primeiro tremor, foram registradas réplicas de 4,6 e 4,9 graus. Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontou que a magnitude foi de 5,9 graus no epicentro, a 9,8 quilômetros abaixo do Oceano Pacífico.
O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo e nos últimos anos sofreu com grandes terremotos. O norte do país foi atingido em 2015 por um terremoto de 8,4 graus que provocou um tsunami, enquanto em 2010 um terremoto de 8,8 atingiu o centro e o sul do Chile, deixando mais de 500 mortos.