Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coreia do Norte ameaça ser 'implacável' em caso de provocação dos EUA

Pyongyang considera que esses exercícios consistem em treinamento para uma operação com o objetivo de destruir "o poder na Coreia do Norte", segundo seu embaixador

Moscou, Rússia - A Coreia do Norte vai atuar de maneira "implacável" diante da menor provocação dos Estados Unidos, afirmou o embaixador norte-coreano na Rússia, depois que Washington anunciou o reforço das capacidades militares após o lançamento de um míssil por Pyongyang.
Leia mais notícias em Mundo
"Nosso exército já declarou: se acontecer a mínima provocação dos Estados Unidos durante os exercícios (militares), estamos dispostos a dar um golpe implacável", afirmou Kim Hyong jun, citado pela agência de notícias russa Interfax.

Coreia do Sul e Estados Unidos devem realizar nos dias 13, 21 e 26 de abril exercícios conjuntos perto da fronteira entre as duas Coreias, segundo o ministério da Defesa sul-coreano.

Pyongyang considera que esses exercícios consistem em treinamento para uma operação com o objetivo de destruir "o poder na Coreia do Norte", segundo seu embaixador.

"Agora possuímos armas nucleares e outras armas modernas. Como já dissemos em várias ocasiões, estamos preparados e somos capazes de combater qualquer desafio por parte dos Estados Unidos", ameaçou.

O presidente Donald Trump assegurou na quarta ao primeiro-ministro japonês Shinzo Abe que os Estados Unidos vão reforçar suas capacidades militares para responder à ameaça norte-coreana, segundo um comunicado da Casa Branca.