O diretor Kleber Mendonça Filho presidirá o júri da Semana da Crítica em Cannes, anunciaram nesta quinta-feira (16/3) seus organizadores em um comunicado.
A 56; edição da Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes consagrada à descoberta de novos talentos, acontecerá entre 18 e 26 de maio. Sua seleção será anunciada no final de abril.
No ano passado, Kleber Mendonça Filho esteve na competição pela Palma de Ouro em Cannes com "Aquarius", crônica da sociedade brasileira e dos excessos do capitalismo.
O diretor será acompanhado por quatro personalidades do mundo do cinema.
Além de Kleber Mendonça Filho, o júri da Semana da Crítica será composto por Diana Bustamante Escobar, produtora e diretora artística do Festival de Cartagena, na Colômbia, o jornalista americano Eric Kohn, redator-chefe do site de cinema independente Indiewire, Hania Mroué, diretora do Cine Metropolis no Líbano, e o ator franco-canadense Niels Schneider.
O júri entregará três prêmios, entre eles o Grande Prêmio, que recompensará um dos sete filmes selecionados para competir.
Este prêmio revelou no passado cineastas como os mexicanos Guillermo del Toro e Alejandro González Iñárritu, além do argentino Santiago Mitre.
O 70; Festival de Cannes acontecerá entre 17 e 28 de maio. O júri dessa competição será presidido pelo diretor Pedro Almodóvar.