A alta representante da União Européia (UE), para negócios estrangeiros e vice-presidente da Comissão Européia, Federica Mogherini, se reúne nesta quinta e sexta-feiras (9 e 10/2) com o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson em Washington D.C.
De acordo com comunicado divulgado hoje (8) pela UE, além da reunião com Tillerson, a chefe-da diplomacia do bloco terá agendas com conselheiros de Segurança Nacional e senadores americanos, entre eles o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Bob Corker.
Em declarações à imprensa europeia, Mogherini antecipou que quer iniciar um diálogo com a gestão Trump em temas como o processo de paz entre Israel e Palestina, o acordo nuclear do Irã, as sanções à Rússia e a situação na Ucrânia.
Com relação aos assentamentos em Israel, o presidente Donald Trump afirmou na semana passada que, apesar de ser um aliado do governo israelense e apoiar o atual primeiro-ministro Benjamim Netanyahu, considerava a construção de novos assentamentos judeus em áreas palestinas como uma alternativa ;que poderia não ser útil; para conquistar paz entre as duas nações.
Trump disse que embora os novos assentamentos não sejam um impedimento para paz, eles podem não ajudar no processo.