Jornal Correio Braziliense

Mundo

Trump se reúne com a primeira-ministra britânica Theresa May

O presidente dos Estados Unidos teria manifestado apoio ao Brexit

A chefe do governo britânico, Theresa May, afirmou nesta sexta-feira diante do presidente americano, Donald Trump, que este apoia "100%" à Otan, depois que o novo ocupante da Casa Branca qualificou recentemente a Aliança Atlântica de "obsoleta".
Leia mais notícias em Mundo
"Senhor presidente, acho que o senhor confirmou que está 100% com a Otan", disse May durante coletiva de imprensa conjunta com Trump na sede do Executivo americano, em Washington.
O presidente americano deu seu apoio à saída do Reino Unido da União Europeia, referindo-se ao "Brexit" como "algo maravilhoso" para o país.
"Acho que quando se realizar, terão sua própria identidade e terão as pessoas que quiserem em seu país", disse Trump, que recebe na Casa Branca a primeira-ministra britânica, Theresa May.
"Vão poder fazer acordos de livre comércio sem ter ninguém vigiando o que fazem", afirmou o presidente americano.
Trump expôs, dias antes de assumir o cargo, em 20 de janeiro, o desejo de concluir "rapidamente" um acordo comercial com o Reino Unido, que atualmente negocia sua saída da União Europeia.

"Tenho uma experiência ruim" com a UE, disse Trump. "Quando tinha algo em algum país era muito, muito difícil obter autorizações" de parte de Bruxelas, destacou. "Era fácil, rápido e eficaz obter as autorizações do país. Mas era muito, muito difícil obter as autorizações do grande grupo, o que eu chamo o ;consórcio;" da UE, detalhou.

"Finalmente, o Brexit será uma enorme vantagem, não um enorme freio" para a Grã-Bretanha, considerou o novo presidente dos Estados Unidos.