A Arábiaa Saudita e o Líbano acordaram retomar as negociações para restabelecer uma ajuda militar de US$ 3 bilhões que Riad decidiu cancelar no ano passado, informou nesta terça-feira uma fonte ligada à AFP.
"Levantou-se o bloqueio", declarou um funcionário da delegação do presidente libanês, Michel Aoun, que se reuniu em Riad com o rei saudita Salman.
"Acabou. Há uma mudança autêntica. Mas quando e como, temos que esperar para saber", disse, acrescentando que tinham virado "uma nova página" e que a ajuda "avançaria".
Em fevereiro, o reino suspendeu o programa militar de ajuda como protesto pelo "controle", segundo ele, que o movimento xiita Hezbollah exercia sobre o Estado libanês.
O programa, financiado por Riad, forneceria veículos, helicópteros, drones, canhões e outros equipamentos militares procedentes da França.
O objetivo da ajuda é estabilizar a situação do país, mergulhado em divisões internas e sacudido pelo conflito na vizinha Síria.
O filho do rei Salman, o poderoso ministro da Defesa e príncipe-herdeiro, Mohamed ben Salman, segundo na linha de sucessão ao trono, se reunirá com seu contraparte libanês para abordar a forma como se desenvolverá este programa de ajuda, acrescentou o funcionário, que pediu para ter sua identidade preservada.
Por France Presse