Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército nigeriano encontra estudante refém do Boko Haram

O Boko Haram assumiu o controle de uma ampla faixa de território no nordeste da Nigéria, perto das fronteiras com Chade, Camarões e Níger. Com frequência, recorre à prática de sequestro

O Exército nigeriano anunciou, nesta quinta-feira (5), ter encontrado mais uma das estudantes de Chibok sequestradas há quase três anos pelos extremistas do Boko Haram nessa localidade próxima à selva de Sambisa, ex-reduto do grupo.

"Durante uma operação contra terroristas do Boko Haram, as tropas encontraram uma das meninas sequestradas em Chibok", declarou o porta-voz do Exército, Sani Usman, sem informar seu local exato.

Rakiya Abubkar, uma das 276 jovens sequestradas em 14 de abril de 2014, foi encontrada junto com seu bebê de seis meses, relata um comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
Agora, está sendo examinada por médicos e, "depois, será entregue às autoridades do estado de Borno (nordeste)", continuou Usman.

O grupo "Bring Back Our Girls" (Tragam nossas garotas de volta), formado após o sequestro dessas meninas, ainda não se pronunciou.

No início de novembro outra estudante já havia sido encontrada e, pouco antes, o governo nigeriano conseguiu negociar a libertação de 21. Outras 57 escaparam. O número de reféns hoje seria de 196 meninas.

O Boko Haram assumiu o controle de uma ampla faixa de território no nordeste da Nigéria, perto das fronteiras com Chade, Camarões e Níger. Com frequência, recorre à prática de sequestro, entre outros motivos para recrutar combatentes e transformar suas reféns em escravas sexuais.

Esse grupo matou pelo menos 20 mil pessoas, sequestrou milhares de homens e mulheres e forçou o deslocamento de outros 2,6 milhões desde 2009.
Por France Presse