Jornal Correio Braziliense

Mundo

Militares devolvem drone capturado no Mar do Sul da China para os EUA

O Departamento de Defesa dos EUA emitiu nota em seu site dizendo que o drone foi devolvido a um navio da Marinha dos EUA "perto do local onde ele havia sido ilegalmente capturado"

O Ministério da Defesa da China informou nesta terça-feira (20/12) que devolveu a autoridades dos Estados Unidos um drone de pesquisa submarina que havia sido apreendido por um navio da Marinha chinesa no Mar do Sul da China na semana passada. Em comunicado, o Ministério da Defesa chinês disse que o objeto foi devolvido por volta do meio-dia (hora local) desta terça-feira no Mar do Sul da China, sem dar detalhes.

[SAIBAMAIS]O Departamento de Defesa dos EUA emitiu nota em seu site por volta da mesma hora, dizendo que o drone foi devolvido a um navio da Marinha dos EUA "perto do local onde ele havia sido ilegalmente capturado".

Porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying disse que apreensão do objeto foi um esforço da Marinha de Pequim para "evitar danos" a embarcações que passam pela área. "O lado chinês inspecionou isso, descobriu que ele pertencia aos EUA e decidiu devolvê-lo", disse a porta-voz.

O Pentágono afirmou que o drone da Marinha dos EUA coletava dados oceanográficos quando foi capturado em águas internacionais do Mar do Sul da China. A locação sugere que o incidente ocorreu fora das águas que a China reivindica como suas.

A captura do drone marca uma escalada nos esforços de Pequim para bloquear o monitoramento naval dos EUA e se soma a outras tensões recentes entre os dois países. Fonte: Dow Jones Newswires.
Por Agência Estado