Um forte tremor, de magnitude 7,7, foi registrado na madrugada de sexta-feira (tarde de quinta no Brasil), com o risco de um tsunami que poderia afetar outras ilhas do Pacífico nas próximas horas, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), acrescentando que ainda não há informação de danos, ou de vítimas.
O epicentro do tremor, registrado às 04h38 locais de sexta-feira (15h38 de quinta-feira, hora de Brasília), foi situado 68 km a oeste de Kirakira, capital provincial das Ilhas Salomão, a 48 km de profundidade, informou o USGS.
[SAIBAMAIS]"No geral, a população desta região vive em estruturas vulneráveis a tremores de terra, embora existam algumas construções resistentes", destacou o USGS.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico advertiu para a possibilidade de formação de ondas entre um a três metros que poderiam atingir os litorais das ilhas Salomão, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Nauru, Nova Caledônia e Kosrae (na Micronésia).
Um oficial da Polícia de Kirakira, Donald Tehimae, disse que a maioria dos danos foi superficial. "Algumas casas foram danificadas, mas não houve vítimas", declarou.
Em 2013, um terremoto de magnitude 8 gerou um tsunami que deixou uma dezena de mortos e milhares de edifícios destruídos nas Ilhas Salomão.
Por France Presse.