O presidente americano, Barack Obama, perdoou seu último peru de Ação de Graças, nesta quarta-feira (23/11), uma tradição anual na qual o chefe de Estado salva da panela duas aves - prato principal da maior parte das ceias desta festa nacional.
Sasha e Malia, as duas filhas adolescentes de Obama, que estiveram ao seu lado nos perdões presidenciais anteriores, trocando olhares enquanto o pai fazia piadas ruins sobre as aves, ausentaram-se este ano.
No lugar das meninas, estiveram presentes os sobrinhos de Obama, Austin e Aaron Robinson, muito mais jovens do que elas.
"Ao contrário de Malia e Sasha, Washington ainda não os deixou cínicos", disse Obama a respeito dos sobrinhos, arrancando risadas dos presentes.
"A Ação de Graças é a oportunidade de se reunir com os entes queridos, refletir sobre nossas muitas bênçãos e, depois de uma longa campanha, finalmente voltar nossas atenções das pesquisas para a comida", disse ele ao apresentar as aves indultadas este ano: Tater e Tot, dois perus de 20 quilos e 18 semanas de vida, trazidos de Iowa.
Tot foi perdoado durante uma cerimônia no Jardim das Rosas, enquanto Tater ficou à mão como um eventual substituto, caso algo de ruim acontecesse a Tot.
"Eu quero um momento para homenagear os bravos perus que não tiveram tanta sorte, que não conseguiram entrar no trem da liberdade, que enfrentaram seu destino com coragem e sacrifício e provaram que não eram covardes como galinhas", acrescentou Obama, provocando reações do público.
"Não é assim tão ruim, vamos lá", brincou.
"Muito bem, meus parabéns", disse Obama à multidão, enquanto deu seu perdão a Tot.
O presidente aproveitou a oportunidade - seu último perdão antes de deixar a Casa Branca, em janeiro - para mencionar uma lista de realizações pelas quais se disse agradecido: seis anos seguidos de criação de empregos; a Bolsa de valores triplicou; taxas de pessoas sem cobertura com baixas recordes, graças ao Obamacare - a reforma no Sistema de Saúde que é uma das marcas registradas de seu governo -; e casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre outras.
"O feriado de Ação de Graças também é um lembrete da fonte de nossa força nacional, de que, entre muitos, somos um e que não somos orientados pela raça, ou pela religião, mas por compartilhar uma crença comum", disse Obama.
A origem da tradição do perdão não é clara. Registros de perus perdoados remontam ao século XIX, na época de Abraham Lincoln, cujo filho - reza a lenda - o convenceu a deixar uma ave viva.
John F. Kennedy foi o primeiro presidente a formalmente poupar um peru, em novembro de 1963, mas foi apenas com George H.W. Bush, em 1989, que o perdão se tornou um ritual na Casa Branca.
O feriado de Ação de Graças é celebrado todos os anos na última quinta-feira de novembro.
As aves poupadas este ano viverão o resto de suas vidas no recém-construído "Gobblers Rest" (Retiro dos Grugulejadores), localizado no Departamento de Ciências Animais e Aviárias da Universidade Virginia Tech.
Por France-Presse