O ex-presidente dos EUA George W. Bush fez um voto de protesto nas eleições americanas, nas quais, segundo um assessor, marcou a opção "nenhuma das opções acima" ao invés de escolher entre o candidato do partido republicano, Donald Trump, ou a democrata Hillary Clinton.
Bush tinha indicado anteriormente que pretendia se abster da corrida, depois que seu irmão caçula, Jeb Bush, ex-governador da Flórida, foi derrotado nas primárias do partido republicano para as eleições deste ano. "O presidente e a senhora Bush votaram ;nenhuma das opções acima; para presidente, e nos candidatos republicanos no resto da cédula", disse à AFP o assessor pessoal de Bush, Freddy Ford.
A família Bush não teve um peso significativo nessas eleições, mas o ex-presidente George H.W. Bush (Bush pai) teria dito a amigos em caráter privado que votaria na democrata Hillary Clinton.
A retórica cáustica de Trump e a campanha indolente levaram alguns republicanos de alto perfil a denunciar o provocativo bilionário e a dizer que não apoiariam o indicado do partido nas eleições.
Entre estes estão o candidato republicano às eleições presidenciais de 2012, Mitt Romney, o ex-secretário de Estado Colin Powell, e os ex-governadores Jon Huntsman, de Utah, e Christine Todd Whitman, de Nova Jersey.
Por France Press