Jornal Correio Braziliense

Mundo

Catherine seduz holandeses em sua primeira viagem oficial sozinha

"Bem-vinda, bem-vinda, estou muito contente em vê-la", disse o rei, após recebê-la e cumprimentá-la pela primeira visita de um membro da realeza britânica ao reino em três anos



Muitos curiosos se alinhavam nas calçadas quando Catherine chegou ao museu, a alguns passos do Parlamento holandês, parte do qual data do século XIII.

Catherine foi recebida pelo diretor do museu Emilie Gordenker e parou para conversar com as crianças que, animadas, agitavam bandeiras britânicas e holandesas em frente às tradicionais cabines de telefone inglesas, especialmente construídas para a exposição.

Em seguida, a duquesa de Cambridge conversou na residência do embaixador britânico com membros de um instituto local e abordou com eles os temas relacionados com a saúde mental e as dependências.

Mais tarde, Catherine, de 34 anos viajou ao porto de Roterdã (sudoeste) para visitar um projeto local que oferece espaços públicos para moradores e para as crianças.

A princesa Kate fez a visita na terça-feira, seguindo os passos da primeira-ministra Teresa May visitara, que esteve em Haia na segunda-feira para se reunir com seu contraparte, Mark Rutte.

Rutte disse que é "um bom momento para trocar pontos de vista", acrescentando que depois do Brexit, "pisamos em terrenos inexplorados".

A Grã-Bretanha é o terceiro parceiro comercial da Holanda, depois da Alemanha e da Bélgica.

"A Duquesa de Cambridge se tornará a arma secreta britânica para as tentativas de fortalecer as relações com os países da União Europeia durante o processo do Brexit", avaliou o jornal Daily Mail na segunda-feira.

"Catherine fará a visita sozinha à Holanda, enquanto a Grã-Bretanha começa a contemplar o início do processo de negociações comerciais com cada um dos membros da União Europeia", acrescentou o periódico.