Jornal Correio Braziliense

Mundo

Furacão Matthew avança e cinco pessoas morrem na Flórida

O presidente americano, Barack Obama, alertou que Matthew "ainda é realmente um furacão perigoso". Além das inundações, os cortes de energia elétrica atingiram mais de 1,1 milhão de pessoas

Haiti desolado

Matthew semeou a desolação no Haiti no início da semana e, diante da magnitude dos danos causados, será difícil realizar um balanço preciso das vítimas fatais.

Diante do balanço divulgado pelo senador haitiano Hervé Fourcand, de 400 mortos, o órgão de proteção civil do departamento do Sul informou sobre 315 vítimas fatais. Por sua vez, o último balanço oficial parcial do Ministério do Interior haitiano informava sobre 271 mortos.

Toda a parte sul do Haiti foi arrasada por chuva forte e atingida por ventos violentos. As imagens aéreas feitas por jornalistas que puderam chegar nos últimos dois dias às cidades mais atingidas do sul mostravam casas destruídas, telhados de alumínio arrancados e árvores caídas.

As imagens da cidade de Los Cayos lembravam as cenas deixadas pelo violento terremoto de 2010, no qual mais de 200.000 pessoas morreram.

"Vi a morte cara a cara", disse Yolette Cazenor, uma moradora de Los Cayos (sul), a terceira cidade do país. Sua casa se dividiu ao meio quando uma árvore caiu sobre ela.