Porto Príncipe, Haiti - Cerca de 80% das construções em Jérémie, capital do departamento (estado) meridional de Grande Anse, no Haiti, de 30.000 habitantes, foram arrasadas na passagem do furacão Matthew, denunciou a ONG CARE em sua conta no Twitter.
[SAIBAMAIS]"Jérémie, a capital do departamento meridional de Grande Anse, ficou completamente destruída. Cerca de 80% de seus edifícios foram arrasados. Todas as linhas telefônicas e elétricas estão cortadas. As pessoas em breve ficarão sem alimentos e dinheiro", afirmou Jean-Michel Vigreux, diretor da CARE no Haiti, citado no tuíte.
Uma jornalista da AFP constatou que a tempestade levou o teto da catedral de Les Cayes, a terceira cidade do país, situada na costa sudoeste.
Os edifícios do centro, construídos com cimento, resistiram muito bem, mas o bairro de Croix-Marche à Terre foi devastado. Muitas árvores - coqueiros, na maioria - foram derrubadas sobre dezenas de casas que, com telhados feitos de chapa de metal, não resistiram.
Além disso, plantações de bananas e mangas foram totalmente destruídas, acrescentou a jornalista.
O ministro haitiano do Interior, François Anick Joseph, disse na quinta-feira por telefone à AFP que pelo menos 108 pessoas morreram no país, o mais pobre das Américas.
Em sua passagem pelo Caribe rumo à costa leste dos Estados Unidos, Matthew também causou quatro mortes na República Dominicana, onde mais de 36.500 pessoas foram evacuadas.