Jornal Correio Braziliense

Mundo

Americanos já começaram a votar para presidente 35 dias antes da eleição

Segundo o professor Michael McDonald, um especialista em voto antecipado da Universidade de Flórida, cerca de 130 mil pessoas já emitiram seu voto do total de 130 milhões de potenciais eleitores

A 35 dias da eleição presidencial de em 8 de novembro nos Estados Unidos, milhares de americanos já começaram a ir às urnas, pois a maioria dos estados permite votar de forma antecipada.

Segundo o professor Michael McDonald, um especialista em voto antecipado da Universidade de Flórida, cerca de 130 mil pessoas já emitiram seu voto do total de 130 milhões de potenciais eleitores. Esses envelopes com as cédulas não serão abertos até o dia oficial da eleição.

O sistema eleitoral americano está descentralizado: são os estados que organizam as eleições, cada um a seu modo.

Os eleitores podem votar antecipadamente de duas maneiras:

- pelos correios: essa opção é possível nos 50 estados. Em geral, é necessário pedir antes as folhas de votação. Em 20 estados, é necessário justificar a ausência no dia da eleição.

- em pessoa, em locais abertos antecipadamente: essa opção está disponível, com diversos graus de acessibilidade, em 37 estados. Essa votação em pessoa costuma se iniciar em outubro.

Nas eleições de 2012, um terço dos votos foi emitido antes do dia D, segundo o órgão responsável pelo censo eleitoral. Nas de 1996, foram 10,5% dos inscritos.