Belgrado, Sérvia - Mais de 300 migrantes iniciaram nesta terça-feira (04/10) uma marcha de Belgrado em direção à fronteira húngara com a esperança de ingressar na União Europeia (UE), dois dias depois do referendo anti-imigração na Hungria, invalidado por falta de quórum.
O grupo, escoltado pela polícia, chegou na tarde desta terça-feira a Zemun, a noroeste de Belgrado, informou a televisão estatal (RTS) em seu site. Antes, estes migrantes protestaram brevemente no [SAIBAMAIS]centro de Belgrado contra as medidas anti-imigrantes da Hungria, e pediram para entrar livremente em território da UE. "Precisamos de água e alimentos, pedimos que as fronteiras sejam abertas", afirmava um cartaz.
O número de migrantes bloqueados na Sérvia aumentou desde que a Hungria adotou em julho uma lei que permite devolver à fronteira os migrantes detidos em um raio de 8 km em seu território. Segundo a ONU, mais de 5.500 pessoas estão atualmente bloqueadas na Sérvia, que tem uma capacidade de acolhida para entre 6 mil e 7 mil pessoas.
O presidente sérvio, Tomislav Nikolic, expressou na segunda-feira sua preocupação pela situação e se referiu à necessidade de "fechar a fronteira aos migrantes" se eles continuarem chegando à Sérvia sem a possibilidade de prosseguir seu caminho em direção à Europa Ocidental.