Jornal Correio Braziliense

Mundo

Soldado morre em ataque contra campo militar indiano na Caxemira

Agressores tentaram entrar no perímetro da base militar, mas falharam. Região é palco de conflitos entre Índia e Paquistão há quase 70 anos

Nova Délhi, Índia - Um soldado morreu e outro ficou ferido em um ataque contra um campo militar na região da Caxemira sob administração indiana - anunciou um chefe da Polícia local.

"Um homem da BSF (força paramilitar fronteiriça de segurança, em sua sigla em inglês) morreu, e outro ficou ferido", declarou neste domingo (2/10 )Imtiyaz Hussain Mir, superintendente da Polícia de Baramulla, onde ocorreu o ataque, cerca de 50 km ao nordeste de Srinagar, a principal cidade dessa região do Himalaia.

Mir disse que os agressores não conseguiram entrar no perímetro da base, onde estão estacionados a BSF e o Exército. Índia e Paquistão, duas potências nucleares, estão em conflito há quase 70 anos por esse território do Himalaia.

A tensão recomeçou esta semana após o anúncio da Índia, na última quinta-feira (29), sobre bombardeios "cirúrgicos" na fronteira de fato com o Paquistão na Caxemira. Islamabad denunciou "uma agressão" que custou a vida de pelo menos dois de seus soldados.

Cerca de dez dias antes, houve um ataque contra uma base indiana na Caxemira que deixou 19 soldados mortos. Na sexta-feira (30), a Índia evacuou milhares de habitantes dos povoados fronteiriços com o Paquistão por medo de represálias.