Jornal Correio Braziliense

Mundo

Taiwan espera terceiro tufão em duas semanas e tem transtornos na cidade

As autoridades decidiram anular 575 voos domésticos e internacionais, e outros 109 sofriam atrasos. A maioria dos trens estão parados.

Taipé, Taiwan - Taiwan aguardava na manhã desta terça-feira (27/9) a chegada do tufão Megi, o terceiro em duas semanas, o que provocou a evacuação de milhares de pessoas e o fechamento de escolas e do comércio. Megi deve atingir o leste da ilha durante o dia, mas já provoca fortes ventos e chuvas intensas em terra. Ao menos 5 mil pessoas foram evacuadas, segundo o Centro de Operações de Emergência, e 36 mil residências estão sem energia elétrica.

As autoridades decidiram anular 575 voos domésticos e internacionais, e outros 109 sofriam atrasos. A [SAIBAMAIS]maioria dos trens estão parados. As TVs locais divulgaram imagens impressionantes de ondas atingindo o litoral no condado de Yilan (nordeste) e em Orchid Island. O transporte por ferry entre a ilha principal e Green Island e Orchid Island foi suspenso, e mais de 3.700 visitantes foram retirados dos dois locais.

À 00H30 GMT (21H30 Brasília de segunda), Megi se encontrava 220 km a sudeste do condado de Hualien, com ventos de até 198 km/h. O tufão avança a 18 km/h e deve tocar a terra por volta das 09H00 GMT (06H00) desta terça-feira, segundo a agência meteorológica de Taiwan. Os condados de Taitung e Hualien estão na primeira linha.



A costa oriental de Taiwan se recupera dos estragos causados em meados de setembro pelo tufão Meranti, o mais forte na região em 21 anos, que deixou um morto na ilha e 28 na China, seguido dias depois pelo tufão Malakas, menos potente.