Pequim, China - A China anunciou nesta quinta-feira a suspensão parcial do embargo imposto en 2003 sobre a carne bovina americana, adotado após a detecção de um primeiro caso encefalopatia espongiforme bovina (ESB), também conhecida como doença da vaca louca, nos Estados Unidos.
A importação de produtos americanos de carne bovina, com ou sem osso, e procedentes de animais com menos de 30 meses, está novamente autorizada, informou a Administração Chinesa para o Controle da Qualidade, Inspeção e Quarentena. A informação foi divulgada no site da Administração e tem aplicação imediata. Pequim suspendeu a maioria das importações deste tipo de carne dos Estados Unidos depois da detecção de um primeiro caso da doença da vaca louca no estado de Washington em dezembro de 2003.
A China é o maior consumidor mundial de carne de porco e a demanda por produtos bovinos aumenta à medida que a crescente classe média do país adiciona mais carne a sua dieta. O primeiro-ministro chinês, Li Keqian, deu a entender na terça-feira a um grupo de empresários em Nova York que o embargo estava próximo do fim. "Também reconhecemos que os Estados Unidos têm uma boa carne bovina, por quê negar aos clientes chineses esta opção?", declarou em um evento, segundo o Wall Street Journal.