Mundo

Minnesota: homem indagou se vítimas eram muçulmanas antes de esfaqueá-las

O FBI, a polícia federal americana, disse neste domingo que investigava o ataque como "um potencial ato de terrorismo"

Agência France-Presse
postado em 18/09/2016 16:21

O FBI, a polícia federal americana, disse neste domingo que investigava o ataque como

A polícia de Minnesota e o FBI investigavam neste domingo um ataque com arma branca em um centro comercial da cidade de St. Cloud que deixou oito feridos na noite do sábado e que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI). O criminoso foi abatido por um agente que não estava em serviço, acrescentou a polícia. O indivíduo "fez várias referências a Alá", disse a jornalistas Blair Anderson, chefe de polícia da cidade de St. Cloud, 100 km a noroeste de Minneapolis.

"Confirmamos que perguntou ao menos a uma pessoa se era muçulmana antes de atacá-la", disse Anderson. "Se foi um ataque terrorista ou não, não quero dizer agora, porque não sei", ressaltou, acrescentando que uma investigação estava em andamento.

Contudo, o FBI, a polícia federal americana, disse neste domingo que investigava o ataque como "um potencial ato de terrorismo". O agente do FBI Rick Thornton, encarregado da investigação do ataque, disse aos jornalistas que em St. Cloud as autoridades ainda não sabem "muito" sobre um possível vínculo internacional do agressor.

[SAIBAMAIS]Neste domingo, a agência Amaq, que faz propaganda do Estado Islâmico, afirmou que o atentado de Minnesota havia sido realizado por um "soldado" de sua organização. O autor do ataque com faca "era um soldado do Estado Islâmico, que respondeu aos chamados para tomar como alvos os cidadãos dos países-membros da coalizão dos cruzados", informou a Amaq.

Leia mais notícias em Mundo

Vários feridos foram levados a um hospital e um deles precisou ser hospitalizado. O criminoso entrou no centro comercial Crossroads Center, desta cidade de 70.000 habitantes, às 20h00 locais (22h00 de Brasília). Ele vestia um uniforme de um serviço de segurança privado e tinha ao menos uma faca, disse a polícia. O homem foi identificado, mas em seus registros policiais só constavam infrações de trânsito. O chefe da polícia disse que, até o momento, esse ataque não parecia vinculado a outros incidentes.

O ataque ocorreu quase na mesma hora em que 29 pessoas ficaram feridas na noite do sábado na explosão de uma bomba em Nova York. O prefeito Bill de Blasio disse que não havia até o momento indícios de uma ação terrorista. As autoridades de Minnesota disseram que ignoravam se o ataque tinha relação com o artefato explosivo que foi detonado em Nova York. "Até agora não temos nenhum evidência que sugira que eles estão conectados", disse o chefe Anderson à rede CNN.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação