Jornal Correio Braziliense

Mundo

Manifestação reúne 20 mil pessoas em Londres em apoio aos refugiados

"Um mundo, um povo" e "Os amigos são bem-vindos" era possível ler nos cartazes

Cerca de 20.000 pessoas se manifestaram neste sábado no centro de Londres para exigir uma política mais generosa de acolhida aos refugiados, constataram jornalistas da AFP. Com cantos e danças, os manifestantes saíram de Park Lane, uma avenida que contorna o Hyde Park no centro da cidade, e se dirigiram até Downing Street, onde reside a primeira-ministra conservadora Theresa May.

"Um mundo, um povo" e "Os amigos são bem-vindos" era possível ler nos cartazes das pessoas que protestavam. "Vim porque meus filhos têm sorte de poder dormir todas as noites em uma casa segura, com a barriga cheia, e me parece que todas as crianças deveriam ter direito a isso", explicou à AFP Claire-Marie Goggin, de 47 anos, que foi com seus filhos à manifestação.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Ao se aproximar de Piccadilly Circus, os manifestantes gritavam lemas como "Deixem ficar os refugiados, deportem Theresa May". A manifestação foi organizada pela ONG Solidariedade com os Refugiados (swruk.org) e foi apoiada pela Anistia Internacional.

A marcha ocorreu dois dias antes da 71; Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, na qual os líderes do planeta abordarão o tema dos refugiados e o conflito sírio. Segundo a ONU, há 65 milhões de deslocados no mundo, dos quais 21 milhões de refugiados, que fogem a outros países das perseguições, da pobreza e dos conflitos em sua terra natal.