Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente da Comissão Europeia diz que Brexit não ameaça a UE

O presidente do Executivo europeu defendeu a livre circulação de pessoas como uma parte inegociável do mercado interno europeu

Strasbourg, França - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira (14/9) que a decisão britânica de abandonar a UE "não ameaça" a existência do projeto europeu, em seu discurso sobre o "Estado da União" na Eurocâmara. "Respeitamos, e também lamentamos, a decisão britânica, mas isto não ameaça a UE", declarou Juncker, que expressou o desejo de alcançar um acordo com Londres o mais rápido possível para sua saída.

No dia 23 de junho, os britânicos decidiram em um referendo abandonar a União Europeia, uma decisão que abriu uma nova crise no bloco, que pela primeira vez em sua história enfrenta o processo de saída [SAIBAMAIS]de um país membro. Para negociar a saída, o governo britânico, que no entanto deseja permanecer no mercado interno europeu com algumas condições, ainda precisa comunicar oficialmente a decisão à UE. A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que isto não deve acontecer em 2016.

"Gostaríamos de alcançar um acordo rápido para a saída do Reino Unido", destacou Juncker. O presidente do Executivo europeu defendeu a livre circulação de pessoas como uma parte inegociável do mercado interno europeu, medida criticada durante a campanha do referendo britânico pelos defensores da saída da UE.



"Temos que dar àqueles que desejam a livre circulação o que pedem em termos de mercado, mas quando também existe (livre circulação) de pessoas. Não pode existir livre circulação a la carte", destacou.