O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, criticou implicitamente neste sábado o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, afirmando que "construir muros" não traz crescimento nem ajuda a classe média.
"Todos sabemos que o isolamento, a construção de muros ou o fato de nos fecharmos em nós mesmos não criam nem oportunidades, nem crescimento, nem benefícios para a classe média", afirmou o primeiro-ministro canadense em uma intervenção no B20, um fórum de empresários que foi realizado na véspera do início do G20 na cidade chinesa de Hangzhou.
Trudeau convocou a lutar contra "os discursos que criam divisões e suscitam medo", defendendo uma melhor distribuição dos benefícios da globalização entre a população. "A classe média trabalha mais do que nunca e tem a impressão de não avançar", lamentou. "Existe a ideia de que a economia mundial só beneficiou poucas pessoas nestas últimas décadas". "Esta ansiedade está gerando um sentimento contrário ao livre comércio e um discurso eleitoral hostil ao livre intercâmbio", acrescentou.
Esta declaração chega em um momento em que as negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos sobre o acordo de livre comércio conhecido como TTIP ou TAFTA estão na corda bamba. A França pediu nesta semana o fim das negociações, e os candidatos à Casa Branca, a democrata Hillary Clinton e Trump, se opõem.