Jornal Correio Braziliense

Mundo

Foguete da SpaceX explode em plataforma de lançamento na Flórida

A SpaceX realizava testes para o lançamento no sábado do satélite de comunicações Amos-6 da companhia israelense Spacecom, que seria utilizado pelo Facebook para fornecer acesso à internet à África subsaariana


Miami, Estados Unidos - Um foguete da SpaceX explodiu nesta quinta-feira sem deixar feridos durante um teste de rotina em sua plataforma de lançamento em Cabo Cañaveral, Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, confirmou a empresa espacial privada.

A SpaceX realizava testes para o lançamento no sábado do satélite de comunicações Amos-6 da companhia israelense Spacecom, que seria utilizado pelo Facebook para fornecer acesso à internet à África subsaariana.

Uma declaração de Phil Larson, porta-voz da SpaceX, sugere que o satélite foi perdido nas explosões. Contactados pela AFP, executivos da Spacecom não confirmaram até o momento este dano.

"A SpaceX pode confirmar que, nas preparações para o (teste) de fogo estático de hoje, houve uma anomalia na plataforma que resultou na perda de seu veículo e sua carga", disse Larson à AFP.


"A plataforma foi desalojada e não houve feridos", acrescentou.

A série de explosões foi registrada depois das 09h00 locais (10h00 de Brasília) na Estação da Força Aérea de Cabo Cañaveral (CCAFS, em inglês), próxima ao Centro Espacial Kennedy no centro da Flórida.

Até o momento não havia mais detalhes por parte da agência aeroespacial Nasa, da Força Aérea nem da SpaceX, uma empresa californiana propriedade do magnata Elon Musk.

Imagens divulgadas pelas redes de televisão mostravam uma densa coluna de fumaça preta que se elevava das instalações do CCAFS, e vizinhos contaram a meios de comunicação locais ter ouvido múltiplas explosões por vários minutos.

"Não há nenhuma ameaça para o público geral pelo catastrófico aborto da prova de fogo estático na plataforma de lançamento da SpaceX em Cabo Cañaveral", tuitou o gabinete de gestão de emergências do condado de Brevard.

O incidente desta quinta-feira é um grande contratempo para Elon Musk, que tenta recuperar a confiabilidade de sua companhia depois da explosão de um foguete Falcon em junho de 2015, dois minutos depois de decolar com uma cápsula Dragon, cuja carga se perdeu totalmente.

A SpaceX está fazendo testes, alguns deles bem-sucedidos, para fazer seu foguete pousar após as missões no espaço. Poder reutilizar estes foguetes representa uma grande economia na indústria aeroespacial privada.

Desde que a Nasa aposentou sua frota de ônibus espaciais, depende de empresas privadas para transportar astronautas e carga à Estação Espacial Internacional.

Os dois grandes concorrentes da SpaceX são a americana United Launch Alliances, sócia da Lockheed Martin e da Boeing, e a francesa Arianespace, líder mundial em lançamento de satélites comerciais, que conta com cerca de 50% do mercado.