Honolulu, Estados Unidos - O presidente Barack Obama visita nesta quinta-feira (1;/9) o que ele próprio converteu há alguns dias na maior reserva marinha do mundo, em pleno Oceano Pacífico. Obama vai com o Air Force One a sua nativa Honolulu ver o atol de Midway, no extremo noroeste da cadeia de ilhas do Havaí.
Essa área era conhecida basicamente por aficcionados de história militar, já que há 74 anos, a atalha de Midway foi um combate decisivo na Segunda Guerra Mundial e mudou o curso da guerra contra o Japão. Mais recentemente, Midway virou causa emblemática entre os conservacionistas.
Cerca de 40 pessoas vivem e trabalham em Midway, em sua maioria funcionários do [SAIBAMAIS]Serviço de Pesca e Vida Vida Silvestre dos Estados Unidos. Seu litoral e suas águas são habitat de mais de 7.000 espécies, incluindo o coral negro, que pode viver 4.500 anos.
Em 2006, o presidente George W. Bush deu o estatuto de área protegida. Mas, na semana passada, Obama anunciou sua decisão de quadruplicar o tamanho do lugar para transformá-lo na maior reserva marinha do mundo. Para o presidente, sua visita faz parte de um esforço de oito anos para colocar a mudança climática e a luta a favor do meio ambiente na agenda política.