Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente do Uzbequistão está na UTI após hemorragia cerebral

Karimov subiu todos os degraus do aparato do partido comunista na época da União Soviética para, finalmente, ficar à frente do Uzbequistão soviético em 1989

Moscou, Rússia - O septuagenário presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, à frente deste país asiático há mais de 25 anos, estava em reanimação depois de sofrer uma hemorragia cerebral, anunciou nesta segunda-feira (29/8) uma de suas filhas.

Islam Karimov, de 78 anos, "está hospitalizado e encontra-se em reanimação devido a uma hemorragia cerebral ocorrida no sábado. Seu estado é considerado estável", escreveu no Instagram sua filha Lola Karimova Tilliayeva.

Karimov subiu todos os degraus do aparato do partido comunista na época da União Soviética para, finalmente, ficar à frente do Uzbequistão soviético em 1989. Conseguiu permanecer no poder após a independência do país, em 1991.

Desde então, seu governo esteve associado a longos mandatos presidenciais, vitórias esmagadoras sobre concorrentes de pouca notoriedade e uma participação apresentada como maciça em cada uma das eleições convocadas.