Istambul, Turquia - Um comboio que transportava o presidente do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), o principal partido político da oposição na Turquia, foi atacado nesta quinta-feira (25/8) em Artvin (nordeste), mas o líder escapou ileso, disse à AFP seu assessor de imprensa. Kemal K%u0131l%u0131çdaro%u011Flu estava em um veículo quando o seu comboio foi atingido por tiros. Imediatamente houve um confronto entre as forças de segurança e os atacantes, informou a agência de notícias Anatólia.
"Fui retirado da zona de combate e foram tomadas as medidas de segurança necessárias", disse Kilicdaroglu por telefone à CNN-Turk. Kilicdaroglu estava nesta província perto do Mar Negro para participar de um comício político no qual discursaria, de acordo com a agência de notícias privada Dogan. Não está claro se o líder era o alvo do ataque ou o seu comboio passava por um tiroteio.
Ozgur Ozel, chefe do grupo parlamentar do CHP, disse à CNN-Turk que o condutor de um veículo militar foi ferido. De acordo com a NTV, três soldados ficaram feridos no incidente, um deles gravemente. O presidente Recep Tayyip Erdogan e o primeiro-ministro Binali Yildirim foram informados deste ataque, segundo uma autoridade turca que pediu para não ser identificada. De acordo com a CNN-Turk, os dois líderes telefonaram a Kilicdaroglu para expressar apoio.