Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo de Damasco não concorda e condena a intervenção turca na Síria

Rebeldes sírios apoiados pela Turquia já teriam expulsado o EI de uma aldeia a 5 km de Jarablos

Damasco, Síria - A intervenção militar da Turquia na Síria é uma violação da soberania do país, denunciou nesta quarta-feira (24/8) a chancelaria síria, horas depois do início de uma operação contra os extremistas na fronteira.

"Damasco condena o cruzamento da fronteira turco-síria por tanques e blindados turcos em direção à [SAIBAMAIS]cidade de Jarablos, com cobertura aérea da coalizão liderada por Washington, e considera que se trata de uma violação flagrante de sua soberania", assinala o comunicado oficial. Mais de 10 tanques turcos entraram em território sírio e começaram a atirar contra posições do EI na localidade síria de Jarablos, constatou a AFP.

O exército turco, apoiado por forças da coalizão internacional antijihadista, iniciou uma operação chamada "Escudo do Eufrates", com aviões de combate e forças especiais para expulsar o EI de Jarablos, uma localidade próxima da fronteira com a Turquia. Rebeldes sírios apoiados pela Turquia já teriam expulsado o EI de uma aldeia a 5 km de Jarablos, segundo a agência pró-governamental Anatólia.