O mural ;Etnias;, do paulistano Eduardo Kobra, recebeu o título de maior grafite do mundo no ;Guinnes World Records;. A obra do artista de 40 anos, que foi idealizada para as olimpíadas Rio 2016, possui 15m de altura e 170m de comprimento. Foram usados na pintura 180 baldes de tinta acrílica, 2.800 latas de spray e sete elevadores hidráulicos.
Para compor o painel gigante, Kobra representou na pintura os rostos indígenas de cinco diferentes continentes: os huli, da Nova Guiné (Oceania), os mursi, da Etiópia (África), os kayin, da Tailândia (Ásia), os supi, da Europa, e os tapajós, das Américas. A pintura que está no Boulevard Olímpico, na Orla Conde, área portuária do Rio, representa a paz e a união entre os povos.
[VIDEO1]
Obras no Brasil e no exterior
Eduardo Kobra nasceu na cidade de São Paulo em 1976. Começou sua história na arte como pichador, depois como grafiteiro e hoje considera-se muralista. A arte dele emergiu por volta de 1987 nas periferias de SP, em seguida se espalhou por toda a metrópole. As obras são constituídas com traços, luz e sombra causando um efeito tridimensional e realista. Além do Brasil, o artista expõe o trabalho no exterior.