Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa participará de encontro pela paz na cidade italiana de Assis

O papa estará na cidade do santo ao qual escolheu homenagear ao lado de inúmeros líderes religiosos mundiais



[SAIBAMAIS]Em 1986, Karol Wojtyla convocou o encontro por aquele ser o Ano Internacional da Paz das Nações Unidas. A reunião teve grande repercussão na mídia mundial e até mesmo dentro da Igreja Católica, já que um papa jamais tinha conversado com líderes de outras religiões consideradas "menores" pelo Vaticano. Muitos católicos consideraram um "absurdo" o fato de João Paulo II se reunir com membros de outras religiões, especialmente as "pagãs", reconhecendo-as como importantes no diálogo de paz.

Segundo o cardeal Tarcisio Bertone, então secretário de Estado na época de João Paulo II, aquele encontro tinha duas intenções: ressaltar a dimensão espiritual da paz e fazer com que cada líder religioso entendesse sua responsabilidade para evitar conflitos com fundo na religião.

O Sumo Sacerdote estará na cidade de nascimento de seu santo inspirador pela terceira vez desde que começou seu Pontificado, em 2013. No último dia 4 de agosto, o líder católico foi à Assis e fez uma pequena celebração pelos 800 anos do "Perdão de Assis", uma das indulgências mais importantes da Igreja Católica. A primeira visita, ocorreu no dia 4 de outubro de 2013, quando Santo Padre tornou-se o primeiro em oito séculos a entrar na "sala de despojamento" de São Francisco.