Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pessoas que fugiram do Estado Islâmico no Iraque foram executadas

O chefe de uma tribal local pediu às forças iraquianas para que acelerem suas operações para retomar o controle de Hawija e salvar os civis encurralados

Kirkuk, Iraque - O grupo Estado Islâmico (EI) executou várias pessoas que tentaram fugir da região de Hawija, uma cidade no norte do Iraque sob o controle dos extremistas, indicaram nesta sexta-feira (5/8) autoridades locais. Hawija é um dos últimos redutos dos extremistas no leste do Tigre, e poderia ser o próximo alvo das tropas iraquianas em guerra contra o EI.

[SAIBAMAIS]Nos últimos dias, centenas de civis conseguiram escapar dessas áreas a oeste da cidade de Kirkuk, localidade sob controle curdo. "Nossas tropas acolheram e ajudaram 600 pessoas ontem (quinta-feira)", indicou à AFP um general de brigada das forças curdas.

"Fomos informados que o Daesh (sigla do EI em árabe) levou centenas de famílias como reféns e executou jovens" que tentavam fugir, disse ele. Um coronel da polícia confirmou que os combatentes do EI executaram várias pessoas que tentavam fugir da região.



O chefe de uma tribal local pediu às forças iraquianas para que acelerem suas operações para retomar o controle de Hawija e salvar os civis encurralados. "Estamos diante de um risco de massacre, o governo deve agir rapidamente", disse à AFP o xeque Anwar al Asi.