Joanesburgo, África do Sul - O partido opositor de centro-direita Aliança Democrática (AD) venceu as eleições municipais em Port Elizabeth, a sexta cidade mais populosa da África do Sul, reconheceu nesta sexta-feira o Conselho Nacional Africano (ANC) no poder desde 1994.
[SAIBAMAIS]"Aceitamos que perdemos", disse o líder do grupo parlamentar ANC, Jackson Mthembu, ao comentar os resultados no grande porto sul-africano do oceano Índico. Com 98% dos votos apurados, a AD obtém 46,6% dos sufrágios, contra 41% para o ANC, anunciou a Comissão Eleitoral.
Esta vitória pode ser o prelúdio de outras vitórias da AD em Johannesburgo e em Tshwane, a metrópole que engloba Pretória, a capital. Em Tshwane, a Aliança Democrática leva dois pontos de vantagem em relação ao ANC, quando um terço dos votos ainda precisam ser apurados. Em Johannesburgo, com dois terços dos votos contabilizados, os dois partidos estão praticamente empatados.
Mais de 26 milhões de eleitores estavam convocados a votar nas eleições municipais que, segundo a Comissão Eleitoral, foram realizados sem incidentes. O resultado final será divulgado na noite desta sexta-feira.