Jornal Correio Braziliense

Mundo

Comboio humanitário das Nações Unidas na Nigéria é alvo de ataque

Desde o início da insurreição do Boko Haram nesta zona, é a primeira vez que um comboio humanitário internacional é atacado

Lagos, Nigéria - Um comboio humanitário das Nações Unidas foi atacado no nordeste da Nigéria, uma região controlada pelo grupo Boko Haram, deixando vários feridos, informaram nesta sexta-feira (29/7) o exército nigeriano e a Unicef.

Desde o início da insurreição do Boko Haram nesta zona, é a primeira vez que um comboio humanitário internacional é atacado. "O comboio circulava entre Bama e Maiduguri, no estado de Borno, e voltava de uma missão de ajuda para pessoas que sofrem uma imensa necessidade", indicou a Unicef em um comunicado.



"Criminosos não identificados atacaram o comboio onde viajavam funcionários da Unicef, da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e da OIM (Organização Internacional para as Migrações)", disse o comunicado.

O exército nigeriano confirmou o ataque e acusou supostos membros do Boko Haram do crime. Um trabalhador da Unicef e um contratista da OIM ficaram feridos e foram internados em um hospital da região. A insurreição do Boko Haram deixou mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.