Beaumont-sur-Oise, França - Nove pessoas foram detidas na segunda noite consecutiva de violências no departamento de Val-d;Oise, norte de Paris, depois da morte de um homem de 24 anos no momento de sua prisão. No fim da madrugada, a situação já era tranquila, segundo o diretor de gabinete do prefeito de Val-d;Oise, Jean-Simon Mérandat.
As nove pessoas foram detidas ao longo da noite por manifestações armadas, incêndios voluntários e por jogar objetos contra as forças de ordem. Quinze veículos foram queimados e houve mais de 15 pequenos incêndios na localidade.
As violências foram protagonizadas por 200 pessoas e atingiram localidades vizinhas de Beaumont-sur-Oise, Persan e Bruy;res-sur-Oise. O tumulto se deu por causa da morte de Adama Traore, um homem negro de 24 anos, no momento em que era preso na terça-feira.
Ele era suspeito de um caso de extorsão, mas, segundo uma fonte próxima à investigação, o verdadeiro suspeito era seu irmão. Segundo o promotor da República de Pontoise, Yves Jannier, Adama sofreu um desmaio durante o trajeto para a delegacia. Os bombeiros foram chamados, mas não conseguiram reanimá-lo.
Os moradores do bairro de Boyenval de Beaumont-sur-Oise, onde ocorreram os distúrbios que se seguiram à morte de Adama, rejeitam a versão de parada cardíaca. A polícia abriu uma investigação intrna, além da judicial. Os resultados da necropsia do corpo devem ser conhecidos em breve.