A detenção de trinta magistrados foi mantida, e o ministério da Defesa também suspendeu 262 juízes e procuradores militares. A magnitude deste expurgo está causando preocupação no exterior, com Berlim convidando Ancara a respeitar "a medida certa das coisas". "Só o envolvimento em atos penalmente repreensíveis pode estar sujeito a medidas estatais, não a opinião política", alertou o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.
Mas essa reação não parece ter abalado a determinação do presidente Erdogan, convencido de que "outros países podem estar envolvidos" na tentativa de derrubá-lo: "Vamos continuar a lutar para eliminar o vírus das forças armadas", repetiu na quarta-feira, garantindo que não fará "nenhum compromisso" sobre as regras democráticas. Erdogan deve se reunir na parte da tarde com o presidente do Tribunal Constitucional. O Parlamento deve aprovar o estado de emergência, uma formalidade.
Cemitério para ;traidores;
Nos termos do artigo 120 da Constituição, o estado de emergência, que não havia sido decretado por 15 anos, foi instaurado por três meses. Ele prevê restrições à liberdade de manifestar ou circular. No entanto, o vice-premiê Numan Kurtulmus afirmou à imprensa turca que o governo esperava levantar o estado de emergência "em um mês ou um mês e meio", "se as condições voltarem à normalidade".
Como a oposição se aliou ao presidente Erdogan após o golpe de Estado, esta decisão contou com o apoio quase unânime da imprensa. "Os traidores do FETO", a sigla para a organização de Gülen, "serão afastados do serviço público", garantiu Zaman. Este jornal, que era próximo do movimento do pregador, foi tomado pelo governo turco em março. "Estado de emergência contra o terrorismo golpista", comemorou o Habertürk. "Estado de emergência para os golpistas, serenidade para os habitantes", opinou Star (pró-governo).
Neste contexto, o prefeito de Istambul, Kadir Topbas, sugeriu que os corpos dos golpistas mortos fossem enterrados em um cemitério separado. A agência de classificação SP Global Ratings baixou a nota soberana (de BB%2b para BB) do país. Desde a tentativa de golpe, a libra turca perdeu 6% em relação ao dólar. Oito militares turcos, que haviam fugido após o fracasso do golpe, compareceram nesta quinta em Alexandroupolis, para responder por entrada ilegal em território turco. A justiça grega determinou dois meses de prisão com sursis para o grupo.