A polícia de alta montanha do Peru resgatou vivos dois montanhistas espanhóis e um peruano de um total de nove desaparecidos após uma avalanche no monte Huascarán (6.768 de altura), na região de Ancash (noreste).
A Unidade de Salvamento de Alta Montanha da Polícia informou que os resgatados foram levados a uma clínica da cidade de Huaraz, onde fica Huascarán.
De acordo com a polícia, a saúde dos montanhistas está estável, embora apresentem traumatismos leves e feridas decorrentes da avalanche, que aconteceu na manhã de terça-feira (19/7).
Os socorristas continuavam buscando nesta quarta-feira três mexicanos e três peruanos, em meio às dificuldades pelo mal tempo. Oito agentes se encontram no local, apoiados pela Associação de Guias de Montanhas do Peru (AGMP).
O acidente ocorreu em uma área conhecida como ;Canaleta; ou ;Garganta;, a cerca de 5.800 metros sobre o nível do mar, onde os socorristas chegaram três horas depois da avalanche, informaram as autoridades.
O presidente da Associação de Guias de Alta Montanha do Peru, Rafael Figueroa Chávez, explicou à imprensa que o incidente já foi comunicado às respectivas embaixadas.
O Huascarán fica na cordilheira ocidental dos Andes peruanos e é o monte mais visitado pelos alpinistas estrangeiros.