Istambul, Turquia - A aviação turca bombardeou posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque e matou vinte militantes, na primeira operação deste tipo desde o golpe de Estado frustrado da semana passada, indicou nesta quarta-feira (20/7) a agência Anatolia.
Vários F-16 do exército atacaram na noite de terça-feira posições do PKK na região de Hakurk, anunciou a agência pró-governamental citando fontes de segurança.
Os funcionários de alto escalão da guerrilha curda estão refugiados no norte do Iraque. Estes ataques ocorrem cinco dias depois da tentativa de golpe da sexta-feira passada de um setor minoritário das Forças armadas, incluindo vários membros da Força Aérea.
Após a tentativa, o governo colocou em andamento uma punição no exército, mas também na justiça, na educação e no setor audiovisual. O ex-chefe da Força Aérea, o general Akin Oztürk, foi detido, mas nega estar envolvido no golpe, que o governo atribui aos partidários do pregador exilado nos Estados Unidos Fetullah Gülen.