Londres, Reino Unido - O ex-prefeito de Londres e figura emblemática do campo pró-Brexit Boris Johnson foi nomeado nesta quarta-feira para o cargo de ministro das Relações Exteriores, anunciaram os serviços da nova primeira-ministra Theresa May.
Em um anúncio surpreendente, Johnson, que aparentemente tinha sido lançado no vácuo político após o referendo de 23 de junho, recebeu uma tarefa que inevitavelmente será dominado pela saída do Reino Unido da União Europeia, após o plebiscito do mês passado.
Esperava-se que Johnson entrasse na disputa pela liderança do governista Partido Conservador, depois que o líder da campanha pelo "Remain" (;fica;), David Cameron, anunciou sua renúncia como primeiro-ministro após o plebiscito.
Johnson era o favorito nas casas de apostas a suceder Cameron.
Contudo, seu colega de chapa Michael Gove decidiu candidatar-se ao posto e Johnson rapidamente retirou-se, fazendo um surpreendente comunicado de afastamento quando se esperava que ele anunciasse sua candidatura.
Este é o primeiro cargo no governo para Johsnon, que foi prefeito de Londres entre 2008 e 2016, o que incluiu a supervisão dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A nomeação de Johnson foi a segunda do novo governo de May, após a decisão de trocar Philip Hammond do comando do Foreign Office para o posto de ministro das Finanças.
"A rainha aprovou a nomeação de Boris Johnson como secretário de Estado das Relações Exteriores e da Commonwealth", declarou Downing Street (sede do Executivo britânico) em um comunicado.
Após deixar o gabinete da premiê, em Downing Street, Johnson embarcou imediatamente em um veículo ministerial para conversar com sua equipe no ;Foreign Office;, ministério britânico das Relações Exteriores.